Gostaria de compartilhar com vocês como é o protocolo desenvolvido pela nossa equipe para abordagem dos pacientes com reganho de peso e candidatos à cirurgia revisional. Entende-se por cirurgia revisional, neste caso, a conversão de uma técnica de cirurgia bariátrica em outra, com o objetivo de tratar o reganho de peso e/ou melhorar doenças associadas à obesidade.
O primeiro passo é realizar uma anamnese minuciosa, ou seja, entender e identificar os possíveis erros na trajetória do paciente que o levaram ao reganho de peso. Acreditamos que esse seja um passo essencial. O paciente deve ter uma clara consciência destes fatores para que justamente não venham a acontecer novamente.
O segundo passo é estudar como está a cirurgia. Procurar algum “defeito” que possa contribuir para o mau resultado. Dispomos de endoscopia, seriografia e, atualmente, de tomografia com reconstrução em 3D. Se algo for diagnosticado, já saberemos o que precisará ser corrigido cirurgicamente. Infelizmente, na imensa maioria das vezes, as cirurgias estão normais e a solução não é tão simples.
O fazer em seguida então? Continuaremos na próxima postagem…