Por que evitamos ingerir comprimidos no pós-operatório imediato?

Esta é uma pergunta frequente na nossa prática diária. Você sabia o porquê desta restrição? Muitos acreditam que o comprimido vai forçar a cirurgia ou mesmo que vai “entalar” no estômago novo por não ter espaço suficiente para passagem. Muitos imaginam até que nunca mais poderão ingerir um comprimido após a cirurgia.

Na verdade, nada disso é real. Não há problema para a cirurgia em ingerir um comprimido no pós-operatório imediato. O problema seria ingerir um comprimido com a restrição de volume de líquidos nos primeiros quinze dias de pós-operatório. Com toda certeza, muitos pacientes não conseguiriam deglutir o comprimido com pouca quantidade de água. Por este motivo, preferimos prescrever medicações em forma líquida, solúvel ou, se não houver opção, macerar ou quebrar em pedaços menores os comprimidos, somente neste período.

Cabe lembrar que, após estes quinzes dias iniciais, a cirurgia não impede que o paciente ingira comprimidos inteiros e também não impede que o paciente utilize qualquer medicação ou tratamento que lhe for prescrito por profissionais de saúde. Vida normal!

Compartilhe

plugins premium WordPress