O Que é o Balanço Energético Semanal?

Costumo conversar muito no consultório sobre a alimentação nos finais de semana, por ser um momento de descanso, de estar com a família, com os amigos, ou simplesmente de não fazer nada. A alteração de rotina, tanto de horários, quanto na alimentação, pode interferir na perda e também na manutenção do peso, já que a escolha tende a ser por refeições mais práticas, que normalmente são mais calóricas. Além disso, os eventos sociais que levam ao consumo de alimentos e bebidas que não fazem parte da rotina, a falta de horário regular para o sono e a ausência da atividade física podem colaborar para um consumo calórico excessivo, que pode anular os outros 5 dias.

Para entender como funciona esse mecanismo de manutenção/perda/ganho de peso, é importante entender o nosso balanço energético que é a relação entre o nosso consumo de calorias e o gasto diário dessas calorias:

CONSUMO IGUAL AO GASTO = BALANÇO ENERGÉTICO NEUTRO = PESO MANTIDO

CONSUMO MAIOR QUE O GASTO = BALANÇO ENERGÉTICO POSITIVO = GANHO DE PESO

CONSUMO MENOR QUE O GASTO = BALANÇO ENERGÉTICO NEGATIVO = PERDA DE PESO

Sendo assim, se, de segunda a sexta, você consome as calorias determinadas para o seu objetivo, mas na sexta à noite isso cai no esquecimento e só volta para a lembrança segunda de manhã, isso pode sim interferir no seu objetivo final de perda de peso.
Na figura, há uma representação de como o consumo calórico pode aumentar no final de semana, fazendo com que o consumo total de calorias em 7 dias seja maior que o gasto quando fazemos a média por dia.

Dra. Carolina Grossi – Nutricionista
Instagram@nutcarolinagrossi

Compartilhe

plugins premium WordPress