Existem diferentes tipos de fome e entendê-los pode ajudar a pessoa a não cair em armadilhas que sabotam seu emagrecimento e sua saúde.
Primeiro vamos entender o que é fome e o que é apetite:
Fome é o nome dado à sensação fisiológica que faz com que o corpo demonstre que precisa de alimento para manter suas atividades necessárias à vida.
Já o apetite é um fenômeno instintivo, a famosa vontade de comer. Com ele vem o impulso, a motivação para nos alimentarmos. Também pode estar ligado a um desejo por um alimento específico.
1. Fome orgânica ou fisiológica
A fome “real” surge da necessidade de ingestão de nutrientes para o organismo, não vem acompanhada de aspectos emocionais.
Quando essa fome não é saciada, o corpo apresenta sintomas fisiológicos, como fraqueza, dor de cabeça e até cansaço.
2. Fome Social
Surge em situações descontraídas de encontro entre pessoas acompanhadas da oferta de alimentos. É normal exagerar, mas é importante retornar para a rotina.
3. Fome específica
Esse tipo de fome aparece quando você procura algo específico para comer. Vai além da necessidade de comer, tem ligação com a vontade.
Geralmente, envolve os alimentos preferidos pela pessoa ou que não são consumidos há muito tempo. Muitas vezes, esse tipo de fome é disparado por lembranças prazerosas relacionadas à alimentação.
4. Fome emocional
Comer para compensar uma situação emocional específica, seja boa ou ruim. Muitas vezes, está ligada a situações de ansiedade, angústia, depressão ou alegria.
Os alimentos mais procurados nessas situações são os doces ou aqueles que contêm uma grande quantidade de farinha, já que estimulam uma parte do cérebro ligada ao prazer e à sensação de recompensa.
5. Fome situacional
Quando você vê algum alimento e a fome aparece sem estar necessariamente ligada à fome fisiológica ou emocional. É algo do momento.
Dra. Carolina Grossi – Nutricionista
Instagram – @nutcarolinagrossi