Protocolo de cirurgia revisional para reganho de peso – Parte 2

Continuando a nossa postagem anterior, temos a seguinte situação: um paciente com reganho de peso e nenhum “defeito” encontrado na cirurgia original. Nesta etapa então, devemos definir a melhor conduta para ajudar cada caso.

Para indicar uma cirurgia revisional, é necessário que o paciente preencha os critérios para indicação de cirurgia bariátrica novamente. Então, pacientes com reganho de peso, mas que não preencham estes critérios, devem ser conduzidos com o tratamento clínico pela equipe multidisciplinar. Existem várias estratégias, inclusive com terapia medicamentosa. Temos conseguido ajudar muitos pacientes com resultados excelentes.

Os pacientes que entraram novamente nos critérios de cirurgia bariátrica são elegíveis à cirurgia revisional. Neste caso, é necessário iniciar o pré-operatório, que incluirá os exames, as avaliações e o preparo pela equipe multidisciplinar. A equipe vai detalhar, orientar e pactuar, em cada caso, os riscos, os benefícios, as formas de tratamento e as expectativas de um novo procedimento cirúrgico.

Entretanto, assim como no primeiro procedimento, não podemos acreditar que apenas uma nova cirurgia vai ser a solução mágica e tudo irá se resolver. Temos que entender claramente os erros que não devem ser cometidos e duplicar o foco no pós-operatório!

Compartilhe

plugins premium WordPress