A perda de peso após a cirurgia traz inúmeros benefícios para a mulher, tais como a melhora do diabetes, da hipertensão, da mobilidade e das dores articulares. Além disso, a regularização do ciclo menstrual e dos ciclos ovulatórios leva ao aumento da fertilidade.
No entanto, a gestação demanda cuidados especiais ao estado nutricional da gestante e do bebê, pois os requerimentos nutricionais estão aumentados devido à multiplicação celular e à formação do embrião, da placenta, entre outros.
Após a cirurgia bariátrica, há uma redução na absorção de certos nutrientes, além de um menor consumo calórico e nutricional em algumas fases. Somando-se a estes fatos o aumento fisiológico das necessidades nutricionais da gestação, concluímos que a gestação após a cirurgia deve ser bem planejada para que seja saudável e segura para a mãe e seu bebê. Em média, sugerimos que a mulher planeje sua gestação para 18 a 24 meses após a sua cirurgia bariátrica, mas é claro que cada caso é um caso e deve ser conversado com a equipe multidisciplinar.