Dia Mundial de Combate à Obesidade

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) não para celebrar, mas para chamar atenção para o problema e estimular medidas de prevenção da doença.

A obesidade já é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, acredita-se que aproximadamente 60% da população adulta se encontre na faixa de sobrepeso e 25% já na faixa de obesidade. A OMS estima que este número continuará a crescer.

Consequentemente, observa-se um aumento de doenças relacionadas à obesidade, tais como diabetes, hipertensão arterial, alterações do colesterol e triglicerídeos, problemas articulares, acidente vascular cerebral, infarto, vários tipos de câncer e como não citar a deterioração da qualidade de vida! Recentemente, a obesidade foi relatada como o segundo fator de risco para a infecção pelo COVID 19, perdendo apenas para o fator idade.

Várias ações podem e devem ser realizadas através de políticas públicas e privadas para evitar e controlar a doença. Devemos também cobrar o acesso à cirurgia bariátrica para aqueles com obesidade grave que necessitam da ajuda deste procedimento no combate à doença!

A “ignorância” e a “cegueira” de muitos de que a obesidade é uma doença crônica e incurável levaram ao estigma da obesidade como oriunda de preguiça e falta de força de vontade, com toda certeza, isso atrasou medidas de prevenção cabíveis.

A nossa clínica persegue incansavelmente este objetivo, trabalhando no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade!

Compartilhe

plugins premium WordPress