Cuidado! Não façam isso!

Semana passada, logo após o feriado, fizemos quatro cirurgias. Descobrimos que três destes pacientes fizeram a famosa “despedida” na véspera da cirurgia. Esta é uma prática totalmente desaconselhada pela nossa equipe e que coloca o paciente em risco de complicações.

Um deles foi a uma churrascaria. A carne tem a sua digestão mais difícil e, na hora da cirurgia, percebemos que no estômago da paciente ainda havia bastante resíduos alimentares. O primeiro risco é a anestesia. O estômago deve estar totalmente vazio no momento da indução anestésica porque perdemos o reflexo da tosse. E, no caso de o paciente regurgitar os resíduos neste momento, ele pode aspirar e causar uma pneumonia grave.

Outro risco seria um maior poder de contaminação durante a cirurgia. Lembrem, estamos operando o estômago! E, como se trata de um órgão muscular, a distensão pelo grande volume de comida no momento da “despedida” prejudica a recuperação após a cirurgia, provocando uma maior dificuldade em aceitar e progredir a dieta.

Como podemos ver, uma simples “despedida” pode acarretar riscos totalmente desnecessários. A cirurgia bariátrica não vai impedir que o paciente coma algum tipo de comida no pós-operatório, ou seja, não há do que se despedir. Fiquem atentos e, caso tenham realizado a tal “despedida”, jamais deixem de falar a verdade com o seu cirurgião!

Compartilhe

plugins premium WordPress