Estamos percebendo, na nossa prática diária, um número crescente de pacientes que já usaram ou estão usando novos medicamentos com o objetivo de emagrecimento conhecidos sob as marcas comerciais Saxenda e Ozempic.
Inicialmente foi desenvolvida a substância Liraglutida (Victoza) para o controle da diabetes. Uma vez que os pacientes apresentavam uma perda de peso significativa, este medicamento recebeu aprovação para comercialização sob a marca Saxenda. Posteriormente, foi desenvolvida a substância Semaglutida (Ozempic) com ótimos resultados para controle da Diabetes, sendo aplicado uma vez por semana.
Entretanto, o que nos chama a atenção é o uso destes medicamentos sem prescrição e orientação por um profissional de saúde especializado. Percebemos indicações, doses e tempo de tratamento equivocados, muitas vezes copiados de um amigo ou familiar.
Cabe ressaltar que estas medicações possuem efeitos colaterais, como baixa da glicemia, fraqueza, náuseas, vômitos, constipação intestinal ou diarreia, má digestão, refluxo ou azia importante. Estes efeitos poderão levar à interrupção precoce do tratamento se o medicamento não for indicado ou prescrito de forma correta.
O tratamento de emagrecimento correto deve ser individualizado, baseado na condição clínica, hábitos e particularidades de cada paciente. Diante deste levantamento vai ser desenhada uma estratégia de tratamento para cada um, o que obviamente nem sempre vai ser igual. Somos uma clínica com a proposta de tratamento integral da obesidade, clínico e cirúrgico, e portanto condenamos a automedicação, que pode colocar o paciente em risco e sem a eficácia esperada.
Dr. Roberto Assumpção – Endocrinologista