Na nossa prática diária, percebemos que mudar a rotina de trabalho e os hábitos, no caso de reganho de peso, não é tão simples assim. Entendemos que a conversão de SLEEVE em BYPASS tem indicação no caso, pois o paciente entrou novamente nos critérios de indicação cirúrgica.
Entretanto, fazer uma segunda cirurgia apenas não vai conseguir fazer seu trabalho ficar mais tranquilo, deixando tempo para cuidar da dieta e para realizar exercícios, o que seria essencial para um bom resultado. Também não vai obrigá-lo a deixar de ingerir a grande quantidade de bebida alcoólica, grande vilã para o sucesso da cirurgia.
Então, propomos um acompanhamento com a equipe multidisciplinar primeiro, com o objetivo de ajudar o paciente de forma integral e, juntos, podermos “arrumar a casa”, deixando tudo pronto para não evoluirmos para um segundo resultado desfavorável e toda frustração que acarretaria! Com toda certeza, será um pré-operatório mais demorado, mas tenho certeza que será mais um caso de sucesso! A nossa equipe aprendeu que devemos enxergar além de uma cirurgia …