Na minha prática, forneço ferramentas de informação para que os pacientes pesquisem e possam esclarecer suas dúvidas e, no momento de definição da técnica, trago o paciente para esta discussão e escolha.
Observo ainda muita resistência de alguns pacientes com relação à técnica do SLEEVE. Muitos acreditam que o BYPASS “faz” perder mais peso ou que garante menos probabilidade de reganho de peso ao longo dos anos de pós-operatório.
Talvez porque no Brasil ainda se faz mais a técnica do BYPASS e a referência destes pacientes são os amigos ou familiares operados com esta técnica. Mas você sabia que o SLEEVE já é a técnica mais realizada no mundo? Penso que outro motivo para esta crença é porque o BYPASS tem a parte de redução do estômago e o desvio no intestino, enquanto o SLEEVE tem só a parte de redução do estômago, trazendo a ideia de cirurgia mais “agressiva”.
Existe a técnica mais adequada para cada paciente! Todas têm vantagens e desvantagens. Estude, pesquise e discuta com a sua equipe sobre cada uma e participe da escolha. Porém, é importante valorizar a experiência da equipe que escolheu para realizar a sua cirurgia para orientar a sua escolha!